Página 1 de 1

osmose reversa

Enviado: 05 Jun 2011, 11:17
por Valdemir Junior
Caros amigos

se eu utilizar um sistema de osmose reversa e utilizar a agua para encher o aquario e depois as TPAs sempre utilizar agua de osmose eu irei economizar produtos em meu aquario ? Que tipo de produto eu teria que usar somente ? Eu teria uma economia de +/- quanto mensal em meu aquario utilizando osmose reversa ?

Dados do meu aqua (terei peixes e corais moles a principio)
display 210 litros
sump 70 litros
reposição 40 litros

sump red sea berlin 250 com tripla filtragem
bomba sump better 2000
bomba recalque 3000 l/h
02 sunsun 3000 l/h

ainda estou montando , porem tenho ideia de montar uma osmose reversa e tentar economizar em produtos mensais , esse pensamento esta correto?

Agradeço ajuda

Re: osmose reversa

Enviado: 05 Jun 2011, 18:24
por paulo miyamoto
Fala Valdemir,o filtro de osmose reversa é utilizado por nos aquarista para filtrar a agua da torneira a fim de obter aguas pura isento de outros produtos quimicos que podem fazer mal ao aquario.Esta agua pura nos utilizamos para fabricar a agua salgada para encher o aquario ou fazer TPA e reposiçao de agua doce devido a evaporaçao.portanto unica coisa que voce vai economizar se tiver esse filtro é a compra dessa agua pura que vai variar de 50 centavo até 01 real por litro dependendo da loja onde voce vai frequentar.
Outra opçao para conseguir agua pura é o filtro deionizadora com resina cationica e anionica.
Espero ter esclarecido.
PS-se voce conseguir montar um filtro de reverse osmose posta aqui no forun que tá todo mundo doido para montar um.
Abraço icon_joia icon_joia

Re: osmose reversa

Enviado: 06 Jun 2011, 09:43
por Reinaldo Chen
O filtro de reversi osmosis vai lhe dar uma água pura, isenta principalmente dos problemáticos fosfato, silicato e outros elementos prejudiciais.
Não é por usar o filtro que vc vai deixar de usar algum produto. Seria interessante analisar sua água para dizer qual a necessidade de usar o RO ou DI como sistema de purificação de água.
De uma maneira geral, a maior diferença de uma de água de DI são silicatos que não são bem retirados pelas resinas. Se sua região tem silicatos presentes na água, eles podem ser um problema se você usar DI.

Outros elementos podem passar pela DI, principalmente se o fluxo não for adequado a quantidade de resina, passagem rápida pode fazer com que a água não seja devidamente tratada e gerar problemas.

O uso de água pura ao encher o aqua e nas reposições , é evitar entrada de nitratos, fosfatos e silicatos, que podem estimular o crescimento de algas. O não uso pode ser compensado com resinas para retirada desses elementos, mas nem sempre removem de forma correta e assim ainda podem ocorrer problemas com algas, assim o ideal é evitar e usar água de boa qualidade ao invés de pensar no uso de resinas para correção.

Re: osmose reversa

Enviado: 07 Jun 2011, 13:10
por Mauro Becker
Acho que está muito bem explicado pelos amigos,

Resumão:

RO (Reverso osmose) é garantia de agua limpa.

Agua limpa é sinonimo de controle de inserção de poluentes no aquario, também é garantia de recomposição de agua salgada de qualidade.

Suplementos voce sempre terá que repor

abra~ços.

Re: osmose reversa

Enviado: 14 Jul 2011, 22:52
por Gustavo_Merlo
resgantando o tópico antigo e editado o que postei antes!!!

pesquisei que as membranas não purificam 100% a água...e sim 99 a 99,5%, por isso o necessidade de utilizar em conjunto com DI. Um conhecido disse que medindo com o TDS, apenas com membrana baixa de 170 para 12...a água da torneira.

Correto isto???

Re: osmose reversa

Enviado: 15 Jul 2011, 13:23
por Mauro Becker
Salve


Correto! uma membrana de reversso osmose, não tem como reter 100% das particulas livres e dissolutas na agua, ela retém tudo que for maior que uma molécula de agua (por assim dizer). por esta razão a necessiade da resina polarizada ionicamente (ANIONICA E CATIONICA).

Sobre o teste pratico eu já lhe faria um alerta, de 170 ppm uma redução de 99,9% significaria reduzir (sem muito pensar) perto, muito perto de 170, arredondando uns 169,5, assim o TDS mediria 0,5ppm, se esta medindo um rejeito de 12 ppm é bem capaz da membrana não esta muito boa ou alguma coisa esta contaminando a agua.

Ou o exemplo foi apenas para ilustrar?

Hoje muita gente tolera uma saida com 4 ppm considerendo este o momento de intervenção, infelizmente o melhor instrumento de leitura é o condutivimentro que tem escala em simens, mas é um aparelho relativamente caro para nossa aplicação.

Uma dica, antes de RO ou DI, deve haver um conjunto de pré filtragem que retire solidos maiores e o cloro (inimigo da membrana).

Re: osmose reversa

Enviado: 15 Jul 2011, 16:26
por Gustavo_Merlo
Mauro, vou conferir se ele mediu 12 ou 0,12ppm. Mas o que eu li sobre algumas membranas por ai, é que reteriam 99%. Seria possível membranas com mais ou menos eficiência? Neste caso seria 1% de 170, ou não?

Re: osmose reversa

Enviado: 15 Jul 2011, 16:58
por Mauro Becker
Essa é uma informação curiosa, pois já escutei o contrário:

Um fabricante (EUA) me respondeu a nota afirmando que quanto maior a capacidade da membrana, diretamente proporcional o desvio na retenção de particulas. Que a melhor performance de membranas estaria na faixa dos 70 galoes por dia, acima disto haveria maior erro de retenção.

Meu filtro de 200 gpd, sai 0ppm, mesmo assim segue para as resinas anionicas, cationicas e retentoras de fosfato e silicato.

TDS os que conheço tem a menor unidade de 1ppm, escalas mais finas eu não conheço ainda, tomara que seja isto, pode ser uma solução ao caro condutivimetro.